19 jul 2017

Já pensou em instalar células fotovoltaicas em todos os telhados da sua cidade?

Enquanto o Sunroof não chega ao Brasil podemos nos divertir e ajudar a mapear os telhados brasileiros.

O Greenpeace possui um game chamado Solariza onde é possível visualizar todos os telhados brasileiros e simular a instalação de placas fotovoltaicas e assim calcular a área do telhado, área e tamanho do sistema, potencial solar, valor do investimento dentre outras informações.

“Essas informações são essenciais para que os brasileiros e mesmo o Governo possam entender que os telhados, geralmente as áreas mais inutilizadas de nossas casas, podem ter um papel essencial na melhora da sua qualidade de vida. Mas, para que isso aconteça, o Governo Federal precisa permitir que todo brasileiro tenha acesso a um sistema fotovoltaico, dando a ele as condições necessárias para a sua aquisição” segundo Barbara Rubim da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

A finalidade do jogo é mapear em torno de seis milhões de telhados residenciais, com essa quantidade de sistemas solares instalados é possível desligar as termelétricas de Piratininga (SP), Candiota (RS), e as usinas nucleares Angra 1 e 2.

Estamos enfrentando uma grave crise elétrica, a cada ano diminui a quantidade de chuvas deixando os reservatórios abaixo do nível, para suprir a demanda o governo tem incentivado o uso de energia térmica, deixando de lado todo o potencial que possuímos para produzir energia por meio do sol, vento e biomassa.

Para piorar a situação, a proposta do governo é que para os próximos anos os 71 gigawatts previstos para aumentar nossa matriz energética, seja gerado por meio de grandes hidrelétricas na Amazônia, destruindo nossa fauna e flora, além de atingir a vida de todas as pessoas da região.

De acordo com a projeção do governo, no ano de 2023 o país esteja produzindo 3,5 GW de energia solar, porem temos capacidade de dobrar esse valor.

A energia solar é umas das soluções para o país reestabelecer sua matriz energética, chegou a hora de mapearmos o máximo de telhados possíveis e mostrar que somos uma potencia solar! Clique aqui para ser direcionado para o game. (http://solariza.org.br/)

  • compartilhar:
  • Facebook
    Twitter
    LinkedIn

recomendado para você

  • BNDES AMPLIA FINANCIAMENTO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
    Segundo a declaração do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Sauaia, as novas
  • Capacidade do parque gerador brasileiro chegou a 152 mil MW em fevereiro
    Dos 9,7 mil MW acrescidos nos 12 meses findos em fevereiro, a maior parcela –5.891 MW – se refere
  • Países emergentes investem com força em Energia Solar
    A capacidade de geração de energia solar acumulou crescimento de 54% em um ano e mais do que triplicou

Leia também


Rua Leopoldina, 607 - Santo Antônio / Belo Horizonte / MG

CEP: 30330-230
+55(31)31153500

siga