21 ago 2017

Energia solar fotovoltaica, como funciona?

Energia solar fotovoltaica, como funciona?
Ainda existe muita falta de informação a respeito da energia solar, por exemplo, você sabe a diferença entre os sistemas On-Grid e Off-Grid? Veja abaixo como é gerada a energia solar e a diferença de cada um dos sistemas.

Sistemas On-Grid:

São conectados à rede elétrica, com este sistema sempre que produzir energia solar excedente, ela é injetada na rede elétrica, gerando descontos na conta de energia independentemente do período do dia. Caso a energia gerada não seja suficiente, a falta é compensada pela rede elétrica da distribuidora. Desta forma, você paga apenas à energia consumida da rede elétrica menos o que foi produzido por você.

1 – Painel Solar Fotovoltaico: Capta os raios de sol e os transformam em energia elétrica de corrente contínua.

2 – Inversor: É usado para converter a energia de corrente contínua para corrente alternada, compatível com a rede elétrica local e com a maioria dos equipamentos de uso doméstico.

3 – String Box: É um quadro elétrico de proteção, composto por um conjunto de dispositivos aptos a intervir contra distúrbios elétricos que ocasionalmente podem ocorrer entre as séries de Módulos Fotovoltaicos e o Inversor.

4 – Quadro de distribuição: A energia sai do inversor vai para o quadro de luz sendo distribuída na residência e utilizada nos equipamentos elétricos e para iluminação.

5 – Medidor Bidirecional: Mede a energia que é injetada na rede elétrica pela residência ou a energia que foi utilizada proveniente da rede elétrica.

 

Sistemas Off Grid:

São sistemas isolados, ou seja, não estão conectados à rede elétrica da distribuidora. É um sistema projetado para ser utilizado de forma local e específica, fornecendo energia diretamente aos aparelhos. É uma solução muito utilizada em locais remotos que não possuem ligação com distribuidoras. Sendo assim a energia produzida em excedente é armazenada em baterias que garantem o abastecimento nos períodos sem Sol.

1 – Painel Solar Fotovoltaico: Capta os raios de sol e os transformam em energia elétrica de corrente contínua.

2 – Controlador de Carga: Serve para gerenciar e controlar o processo de carga e descarga do banco de baterias.

3 – Banco de Baterias: Conjunto de baterias utilizadas para armazenar a energia excedente.

4 – Inversor: São usados para converter a energia de corrente contínua para corrente alternada, compatível com a rede elétrica local e com a maioria dos equipamentos de uso doméstico.

5 – String Box: É um quadro elétrico de proteção, composto por um conjunto de dispositivos aptos a intervir contra distúrbios elétricos que ocasionalmente podem ocorrer entre as séries de Módulos Fotovoltaicos e o Inversor.

  • compartilhar:
  • Facebook
    Twitter
    LinkedIn

recomendado para você

  • CLUBE DE MG DEVE GERAR ECONOMIA DE R$ 3,5 MILHÕES EM 25 ANOS, COM ENERGIA FOTOVOLTAICA.
    Com 936 painéis fotovoltaicos instalados,  o Max Min, um dos maiores clubes de lazer do país, suprirá 74% do
  • Minas Gerais atrai cada vez mais investimentos em fontes de energia renováveis
    Energia limpa. Se você ainda não a conhece, é melhor se informar sobre e, se ainda não a usa,
  • Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão R$3,2 BI para financiar instalações fotovoltaicas.
    Os recursos proveem dos fundos constitucionais, têm juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos mais longos de

Leia também


Rua Leopoldina, 607 - Santo Antônio / Belo Horizonte / MG

CEP: 30330-230
+55(31)31153500

siga